Certificação Google: o que é, como conseguir e como saber quem tem a certificação

É cada vez mais comum o uso das links patrocinados, principalmente através da rede do Google AdWords. Para garantir a satisfação dos clientes e também não manchar sua imagem, o Google reconhece profissionais e agências com o título de Google AdWords Qualified Individual e AdWords Certified Partner, respectivamente.

Esse reconhecimento é mais que merecido aos profissionais e agências que passaram em rigorosos exames, que demonstram conhecimento profundo no programa de links patrocinados.

Como um profissional consegue a certificação no Google AdWords?

Ele precisa passar por um rigoroso processo de avaliação. São dois tipos de prova:

· Uma, de nível básico, com 120 questões sobre os “Princípios básicos da publicidade do Google”, com o reloginho marcando. O tempo para realizá-la é de 120 minutos e é preciso obter 85% de acerto, ou seja, acertar no mínimo 102 respostas.

· Aqueles que já foram aprovadas no nível anterior e desejam se especializar ainda mais podem optar 3 categorias de prova: Publicidade de Pesquisa, Publicidade Gráfica ou Relatório e Análise de Dados. O tempo disponível é 120 minutos e é preciso acertar, no mínimo, 80% do exame.

Como uma agência consegue a certificação Google Adwords Certified Partner?

Para as agências conseguirem a certificação, que é diferente das que os profissionais conquistam, é preciso de três coisinhas básicas:

· Ter, no mínimo, um profissional certificado como Google AdWords Qualified Individual.
· É preciso gerenciar, no mínimo, 10 mil dólares de verba de links patrocinados no período de 3 meses.
· Aceitar os Termos e Condições do programa.

Tome cuidado com agências que dizem ter certificação.

Quando os profissionais e as agências demonstram que conhecem bem o programa do Google, eles são reconhecidos com um logotipo oficial, que os identificam como profissionais que possuem conhecimento aprimorado e aplicação prática. Infelizmente, em Goiás não existe nenhuma agência com certificação.

Página de Confirmação do Google: Certificação Individual Pessoa Física / Profissional

Certificação-Ricardo

 

Página de Confirmação do Google – Certificação de Agência / Empresa 

Certificação-Clinks

O problema é que alguns chegam ao ponto de exibir o logo de qualificado pelo Google sem terem sidos aprovados nos exames ou conseguido o status de agência certificada.

Para garantir que empresas ou pessoas não qualificadas se digam certificadas, o Google tomou uma medida preventiva: o logotipo deve, obrigatoriamente, linkar para a página de confirmação, comprovando a certificação.

Essas medidas são úteis para quem não deseja perder dinheiro e tempo. O ideal é procurar por profissionais e agências que estejam dispostos a esclarecer suas dúvidas e te ajude a ter retornos com essa estratégia.

Se você fosse atendido por um médico com certificação, digamos, inverídica, como você reagiria? É comum, embora seja errado, que pessoas/empresas em busca de reconhecimento e negócio$ vendam gato por lebre. Muito cuidado! É seu investimento e sua reputação que está em jogo.

André de Moraes
André de Moraes
Ele é quem pensa a TuddoWeb como negócio e está sempre focado em garantir Comunicação com Resultado. Responsável pelo Atendimento e Estratégias na Tuddo. É certificado pelo Google em Publicidade de Pesquisa, Diretor da ABRADI-GO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *