Como gerar leads através de landing pages e facebook

Antes de entrarmos nesse assunto e entender como atrair possíveis clientes através do Facebook, e de landing pages é importante entender o conceito de leads que é um termo usado por profissionais do marketing digital. Os leads são os dados que as pessoas disponibilizam quando entram em contato com sua empresa, fornecem email e/ou telefone que podem ser trabalhados posteriormente, para que se transformem em futuros clientes ou stakeholders. As landing pages são as páginas de conversão onde os usuários fornecem dados em troca de produtos, assim como e-books, whitepapers e webinars. Ou ainda, apenas para receber mais informações sobre o produto ou serviço divulgado. A tradução literal de landing page é página de pouso. Por isso, o mais importante é ter em mente que a landing page deve ser projetada pensando na ação esperada do visitante.

Landing Pages para aumentar resultados
As páginas de conversão têm características próprias para obter sucesso, que é fazer com o que o cliente informe dados para adquirir produtos ou serviços. A usabilidade vem em primeiro lugar: menor quantidade de cliques possível, disposição das informações para facilitar a leitura, adequação de tela de acordo com o dispositivo, etc. A mensagem precisa ser clara e objetiva e ter recursos visuais reconhecíveis e que chamem a atenção, mas sem incomodar os olhos, mantendo sempre o bom senso na criação. Não é possível delimitar uma receita padrão para todos os sites, pois ela é definida de acordo com o que cada empresa tem a oferecer, porém as dicas citadas acima podem garantir o sucesso na conversão das suas campanhas.

Com algumas características semelhantes, assim como em relação à mensagem concisa e direta, o Facebook possui também singularidades na atração do consumidor. Vista como uma ferramenta importante para envolver usuários e também um mecanismo de relacionamento e proximidade entre empresa e clientes, com a chamada fan page, que é a página empresarial dentro da rede. Toda e qualquer estratégia de marketing online, envolve a nutrição e captação de leads e um dos recursos utilizados para esse processo, é a automação de marketing, que consiste na atração do público alvo.
São necessárias três regras básicas para atrair o cliente:

  • definir o público alvo;
  • ter valor notícia;
  • mensurar os dados da sua campanha.

Após o estudo do público alvo e da realização de determinada campanha ou conteúdo, vale usar de estratégias para que gere mais leads, acrescentando interatividade, e dados ao conteúdo. Ofereça a seus clientes aquilo que as outras empresas não oferecem, procure inovar, torne seu conteúdo magnético:

  • crie relatórios: essa é uma ótima maneira de provar que seu produto ou serviço gera resultados;
  • crie whitepapers: os whitepapers são relatórios que usam de mais formalidade e são persuasivos, eles se baseiam em apresentar um problema já seguido de uma solução;
  • crie conteúdos visuais: a persuasão em conteúdos visuais é bem mais forte do que a textual, sem contar que gera um interesse bem maior a quem acessa determinado conteúdo, crie vídeos que sanem todas as dúvidas do seu público, isso será feito de maneira didática e divertida;
  • ofereça demonstrações grátis do seu produto: desta maneira o público terá absoluta certeza que o produto a ser consumido atende as expectativas, é o famoso “test drive”;
  • dê exclusividade aos seus melhores clientes: utilize uma landing page para que seja realizada a inscrição, e crie incentivos, faça o cliente se sentir especial por usar do seu produto;
  • realize sorteios: crie um sorteio que para o cliente participar, precisa ser enviado um e-mail, de maneira que você colete o lead de cada membro participante;
  • se envolva com os clientes: permita que isso aconteça de forma simples, peça opinião sobre o nome de um novo produto, sobre o desenvolvimento de um produto, crie opções de votação, e deixe que eles votem;
  • crie cupons de ofertas: ao utilizar cupons de descontos relacionados ao seu produto, você irá atrair pessoas que querem o que você tem, solicite o e-mail do cliente, e você terá informações de contatos do seu cliente;
  • invista em e-books: se a sua empresa cria conteúdo para blog.

Gerar bons leads exige apenas que você crie conteúdos de fácil acesso, e grande interesse do consumidor, incentive-os com algo relacionado ao produto, para ter um bom número de leads e gerar mais vendas.

 

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