Dia da Mentira: como não cair na armadilha da quantidade de fãs no Facebook?

O fator mais importante para uma fan page de sucesso é a quantidade de fãs? MENTIRA! O melhor caminho para se destacar no Facebook é comprando fãs? MENTIRA! É necessário traçar estratégias para se comunicar na rede social? Isso é VERDADE!

Não é porque hoje é 1º de abril que essas mentiras são menos vistas. Ainda encontramos muitas marcas por aí que se preocupam apenas com números e deixam de perceber que a elaboração de um bom conteúdo é o meio ideal de instigar a interação e fazer com que o fã se sinta parte dela.

Não há como negar que os números referentes à quantidade de fãs atraiam bastante no momento de medir o sucesso de uma fan page, mas o que realmente importa: quantidade ou engajamento? Quando uma marca ganha um novo like, isso significa que, a partir daquele momento, a pessoa está mostrando para todos os seus amigos que gosta de tal produto/serviço, mas para a relação continuar, o conteúdo precisa ser relevante.

De acordo com uma pesquisa da M. Sense realizada com 570 participantes, 75% deles revelaram que acessam a rede social ao menos uma vez por dia e interagem com várias empresas. O mesmo estudo indica que 72% desses usuários discutem sobre os produtos comprados e os que estão interessados na web.

Sinal de dislikeDevido a esse comportamento, conseguir fãs é fácil e há várias maneiras pra isso, como um simples sorteio qualquer obrigando o usuário a curtir em troca da participação, por exemplo, (quem nunca!) ou mesmo ativar o Facebook Ads (que por sinal está uma pechincha!) e ganhar fãs que não necessariamente têm a ver com a marca.

A maior armadilha que as marcas não podem e nem devem cair é  a de não perceber que a “quantidade de pessoas falando sobre isso” é mais importante do que a “quantidade de fãs” que uma fan page tem. Ou seja, alcançar o seu público-alvo e ainda conseguir que mais pessoas vejam a sua publicação é o ideal.

Conquistar e garantir fãs com maior probabilidade de serem realmente fãs depende diretamente dos temas potenciais de interesse a serem discutidos na página. Por outro lado, uma fan page grande e comprada pode ter baixo engajamento, mas o volume sempre compensa. Um exemplo são marcas com mais de um milhão de fãs, que quando compartilham algo minimamente atraente, é evidente que o engajamento ocorrerá, mesmo que em baixas propoções.

Não há mentiras nem segredos para criar engajamento no Facebook. Alguns passos devem sempre estar presentes na estratégia:

  1. Interaja, converse! Não deixe seu público falando sozinho. Comente e, se preciso, resposta um a um, quando a rede for usada como SAC.
  2. Comunique sempre aquilo que o seu público quer saber. Muitas pessoas responsáveis pelas redes sociais das empresas querem falar sobre aquilo que elas gostam e acabam perdendo o foco. Não crie posts para divulgar aquilo que você curte, mas sim o que o seu público curte com foco no seu serviço/produto. Também use nas informações obtidas em suas enquetes como termômetro para entender o que o público da sua marca/produto quer ouvir, quer conhecer e quer interagir.
  3. Não seja um robô na rede social. Humanize sua marca. Você pode criar personagens que se relacionem com seus consumidores.
  4. Dê motivos para os seus fãs se expressarem. Faça enquetes, perguntas com respostas rápidas, simples e focadas, busque a opinião sobre os seus produtos e lançamentos. Crie brincadeiras e seja criativo. Recolha essas informações, pois elas serão parte do enigma que você precisará decodificar para chegar ao sucesso.
  5. Faça conteúdos exclusivos. Ao usar memes, personalize-os. Evite copiar imagens com mensagens. O fã quer se sentir exclusivo. Portanto, crie uma identidade da sua marca nos seus posts.
  6. Use a linguagem do seu público. Saiba como trabalhar as informações na sua página. Pense que tipo de brincadeira é possível fazer, que linguagem usar, se mais jovem, mais sóbria, com gírias, etc.
  7. Direcione o comportamento do seu fã. Tenha sempre em mente onde você quer que o seu fã chegue com a divulgação daquela mensagem. Não se esqueça de deixar claro seu objetivo no conteúdo dos seus posts.
  8. Explore o conteúdo gerado pelo seu fã. Eles podem ser uma excelente fonte de conteúdo e proporcionar ótimos insights para essa elaboração. Sem contar que podem se tornar grandes divulgadores e defensores da sua marca, gerando conteúdo para sua divulgação.

Para atrair fãs no Facebook e começar a entrar no diálogo das pessoas que se relacionam na rede, é preciso entender que não é só você que precisa achar legal a sua empresa, e sim as pessoas. Para isso, é necessário uma estratégia para a sua marca. Vamos começar a botar essas verdades em prática?

André de Moraes
André de Moraes
Ele é quem pensa a TuddoWeb como negócio e está sempre focado em garantir Comunicação com Resultado. Responsável pelo Atendimento e Estratégias na Tuddo. É certificado pelo Google em Publicidade de Pesquisa, Diretor da ABRADI-GO.

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