Facebook Marketing: tudo que você precisa saber sobre as promoções no Facebook

Desde os tempos dos cartazes colados a mão nos muros da cidade e dos classificados nos jornais como as únicas formas de divulgar o seu produto, as empresas vêm oferecendo vantagens aos consumidores para que eles comprem o seu produto e não o da concorrência. Uma das principais formas de vantagem utilizadas sempre foram as promoções e os concursos.

Com o uso das mídias sociais crescendo exponencialmente e a grande quantidade de potenciais consumidores atualizando freneticamente, as marcas viram no Facebook o lugar certo para lançar seus concursos e promoções, mas elas sabem como fazer promoções no Facebook?

 

As diretrizes para promoções no Facebook

Em maio de 2011, o Facebook lançou uma atualização na sua guideline, para “regulamentar” e indicar as práticas corretas para a realização de promoções e concursos usando a rede social. Com o nome de Promotional Guidelines, esta postagem tentou ajudar muitas marcas que estavam usando a rede para presentear os fãs, mas visando somente o aumento dos likes.

 

O que eu não posso fazer em uma promoção no Facebook?

O objetivo das diretrizes do Facebook foi, claramente, isentar o Facebook de qualquer responsabilidade a respeito do conteúdo das promoções, bem como retenção de informações, entrega de prêmios e escolha dos ganhadores. Alguns pontos apontados como práticas que não podem ser feitas são fácilmente identificadas em promoções que infestam as timelines todos os dias.

 

  • Participação condicionada ao uso do like

“Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook como um registro ou mecanismo de entrada da promoção. Por exemplo, o ato de “curtir” uma página ou fazer check-in em um local não pode fazer com que um participante registre-se ou entre automaticamente em uma promoção.”

Promoção no Facebook - Rafarillo Calçados

 

  • Participação condicionada a funcionalidades do Facebook como comentários, publicação em mural ou marcação de fotos

“Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo. Por exemplo, você não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir uma publicação no mural ou ao comentar ou enviar uma foto em um mural.”

Promoção no Facebook - Boocase 

  • Votação através do botão curtir

“Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook, como o botão Curtir, como um mecanismo de votação para uma promoção.”

 Você não pode usar o botão curtir condicionado a promoções

 

  • Notificação dos ganhadores pela rede social

“Você não deve notificar ganhadores por meio do Facebook, seja por mensagens, bate-papo, publicações em perfis (linha do tempo) ou páginas do Facebook.”

 

  • Anúncios não devem implicar um apoio ou uma parceria do Facebook

“Anúncios conectados ao conteúdo da marca Facebook (incluindo páginas, grupos, eventos e sites de conexão) podem fazer referências limitadas ao “Facebook” no texto do anúncio para (1) cumprir suas obrigações de acordo com a Seção 2 e (2) esclarecer o destino do anúncio. Todos os outros anúncios e páginas de destino não devem usar nossos direitos autorais ou marcas comerciais (incluindo Facebook, os logotipos Facebook e F, FB, Face, Cutucar, Livro e Mural) ou qualquer marca semelhante que possa causar confusão, exceto quando expressamente autorizado por nossas Diretrizes de uso de marcas ou com nossa permissão prévia por escrito.”

 

Como fazer uma promoção no Facebook do jeito certo?

Não só de restrições vive as Promotional Guidelines, o Facebook também traçou orientações de como fazer promoções para o Facebook de maneira correta.

 

  • Usar um aplicativo para promoções

“ As promoções no Facebook devem ser administradas por meio de Aplicativos no Facebook.com, seja em páginas normais ou um aplicativo em uma guia da página.”

 Promoção no Facebook - Flamengo

  • Explicar com detalhes a promoção

As promoções no Facebook devem incluir o seguinte:

a. Um resumo completo do Facebook para cada participante.

b. Reconhecimento de que a promoção não é, de maneira nenhuma, patrocinada ou administrada por ou em associação ao Facebook.

c. Aviso de que o participante está divulgando informações para [nome do destinatário das informações] e não para o Facebook.

 Promoção no Facebook - MMA e TuddoWeb - Goiânia

 

A visão da Tuddo Web sobre promoções no Facebook

Não podemos negar que a maioria, para não dizer todas, as promoções realizadas no Facebook estão infringindo alguma das regras do Promocional Guidelines do Facebook. Principalmente no que diz respeito ao botão curtir e ao compartilhamento de imagens como condicionante a participação.

Nós aqui na agência já estivemos dos dois lados da moeda, fizemos uma promoção infringindo as regras e outra seguindo-as. A realidade é que as funcionalidades do Facebook são fatores decisivos, muitas vezes, para fazer a promoção bombar na rede social.

Uma coisa é certa, o Facebook quer que as marcas façam anúncios pagos e não sejam divulgadas com tanta “facilidade” às custas da empresa, e se um dia ele começar a fazer um “limpa” nas página que fazem promoções de maneira incorreta muitas marcas serão prejudicadas.

Read more

1 Comment

  1. […] página no Facebook. Quer saber mais sobre Facebook Marketing? Semana passada eu fiz um post sobre diretrizes para promoções no Facebook que pode te […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *