Marketing Digital não é só Rede Social

Olá, leitores do blog da TuddoWeb!

O Marketing Digital é destaque quando falamos em comunicação. Muito se fala de Redes Sociais e do queridinho Facebook. Mas, será que o mercado, fora da área de publicidade, propaganda e afins, entende o que é Marketing Digital? Acredito que a dúvida existe sim e que, quando saímos desse ‘meio de comunicação’, explicar, por exemplo, o que é SEO é um trabalho árduo.. hehe
Nesse post falarei um pouco de algumas ferramentas básicas utilizadas para iniciar uma campanha de Marketing Digital.

Já vi muita gente dizendo que está na Internet por ter perfis em redes sociais. Mas, só ter perfis em redes, sem saber administrá-los, sem técnica, planejamento e estratégia, sem saber como a internet funciona, não resolve e muitas vezes é frustrante. Aí o famoso “isso não adianta nada.” Não adianta mesmo, melhor não ter. Maaaas, já somos o 3º país no ranking de internautas somando mais de 78 milhões na rede, com crescimento geométrico. E aí? Ficar de fora é uma boa?
Portanto, apresento algumas ferramentas essenciais para elaborar uma estratégia básica de Marketing Digital, e a partir delas, ter o feedback dos resultados do planejamento inicial e direcionar o seu trabalho na rede:

  • Monitoramento: sabe o que é lindo na Internet? Saber onde, quando e o que falam sobre você, sua empresa e seus concorrentes. O Monitoramento te mostra o que é dito sobre você nas redes, em blogs, portais, etc. E o melhor, todas essas menções podem ser categorizadas. É fantástico saber onde você está bem e onde tem que melhorar. Alguém pode dizer: “Ah, mas minha empresa é pequena, não preciso monitorar!”, mas “Qual a sua empresa referência, vamos ver o que ela tem feito de bom para ter sucesso? Por que não utilizar de estratégias o que já estão dando certo em outros lugares? O que o seu público-alvo precisa?” O Monitoramento captura tudo o que é dito sobre qualquer assunto.
  • SEO: Muita gente não sabe se SEO é de comer ou de passar no cabelo e acreditam que um site aparece nos primeiros lugares no Google devido à quantidade de acessos. Mas não é nada disso: SEO siginifica Search Engine Optmization e consiste em utilizar um conjunto de técnicas para otimizar o posicionamento de um site em motores de busca. O Google é muito exigente e um SEO bem feito é o responsável pela boa visibilidade nas buscas orgânicas. Bons profissionais de SEO fazem com que o Google “leia” o seu site  corretamente e apareça onde o seu público-alvo espera que vc esteja. Existem possibilidades de utilizar o que chamamos de black hats, mas não recomendo. Por isso, conheça e confie em quem vai fazer isso para vc. Tem muita gente que vende gato por lebre! Fique esperto! =)
  • Analytics: Gente, o Analytics é um termômetro! Ferramenta que faz uma análise de estatísicas completa do seu site, te mostra quantas pessoas entraram no site, onde clicaram, o que leram,etc. Com ele, conseguimos saber o que mais as pessoas gostam no seu website, e quanto tempo ficam lá. Dá pra saber ainda de qual navegador o visitante chega (intimidade da pessoa com a net), qual post e qual conteúdo o seu público mais se simpatiza, cidade, se veio do twitter, facebook, do google (será que o seu SEO tá dando certo?), de blogs, email mkt e muito mais. Sou fã. Quem não é? rs
  • AdWords: São anúncios altamente segmentados por palavras-chave, nas buscas e na rede de display do google: youtube, gmail, blogs e sites parceiros e na busca. O maior diferencial do adwords é que vc acompanha os anúncios, vê qual palavra-chave converte mais, reconfigura a campanha e, utilizando-o junto com o Analytics (que é essencial) observa a taxa de conversão e sabe se é preciso mudar, ou não, a estratégia. Não é apropriado usar somente as palavras que o Google sugere, já ouvi pessoas dizendo que o AdWords não funciona por causa disso. E afirmo, uma campanha de AdWords bem feita funciona sim, e muito.

 

Bom, caberia aqui falarmos também de Facebook, que é uma rede que cresce desesperadamente muito rápido, mas deixarei para um próximo post!

Se liguem nos eventos e cursos que a TuddoWeb e a TuddoCoach realizam e apoiam, o conteúdo faz com que aprendamos sempre!

E vocês, o que acham? Dá pra fazer uma campanha de Marketing Digital sem esses serviços? Comenta aí! =)

André de Moraes
André de Moraes
Ele é quem pensa a TuddoWeb como negócio e está sempre focado em garantir Comunicação com Resultado. Responsável pelo Atendimento e Estratégias na Tuddo. É certificado pelo Google em Publicidade de Pesquisa, Diretor da ABRADI-GO.

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