Marketing no Twitter: pensando globalmente, agindo localmente

Marketing no Twitter é um dos assuntos mais comentados nos meios de comunicação atualmente. Nos últimos meses, fui a vários eventos e conversei com diversos tipos de profissionais de comunicação e o que percebo é que ainda temos muito o que aprender, mas várias empresas tem tido resultados muito satisfatórios fazendo marketing no twitter.

O que ficou claro pra mim nesses quase 04 anos trabalhando com internet é que não existe uma receita infalível ou uma estratégia padrão. Quando se trata de marketing no twitter, cada caso é um caso.

No entanto, uma técnica que tem dado bons resultados em todas as campanhas que fizemos aqui na Agência Digital Tuddo Web é o monitoramento local do público alvo no twitter. Existem várias ferramentas, mas vou indicar algumas das quais gosto muito:

1. Trendsmap

 

Trendsmap une Twitter, Google Maps e Trendings Topics num mesmo serviço. Funciona bem para o Brasil. Uma espécie de Google Maps, aonde ao invés de ver fotos de satélite, com zoom, se vê os tópicos mais falados no Twitter, naquela região. Bem legal!

 

2. Twitterfall

 

O que mais me chamou a atenção no Twitter Fall é a possibilidade de customização das buscas. Além da localização, a ferramenta permite segmentação por termos, linguagem e distância.

 

3. Locafollow

 

LocaFollow é uma ferramenta muito interessante. Nela, você consegue – com poucos cliques, encontrar outros twitteiros que moram numa determinada cidade, ocupam determinados cargos ou twittam sobre assuntos que são relevantes pra você.

 

4. Geochirp

 

O Geochirp tem um bom diferencial em relação aos anteriores: dá o ranking de “top users” da cidade selecionada. Se a intenção é fazer uma campanha com localização bastante restrita, é mais do que interessante saber quem são os “heavy users” da região, concorda?

Ferramenta para Twitter - Geolocalização GeoChirp

5. StreamdIn

 

O StreamdIn é um dos serviços que mais gosto em função da usabilidade dele – é muito simples. Através de um mapa do Google Maps você pode ver a localização de cada Tweet e tem um diferencial interessante em relação aos outros: “aceita” Google Street View. Vale lembrar que o carro do Google Street View está em Goiânia e em breve, ações de Marketing no Twitter aqui em Goiânia baseadas em Geolocalização devem ficar ainda mais divertidas!

6. Social Media Monitoring

 

O Social Media Monitoring é ideal pra quem quer fazer marketing no Twitter e adora extensões do Chrome. Ele não é apenas uma ferramenta para twitter, mas também uma extensão para o Chrome. A configuração dele é bem simples e ajuda muito na hora de trabalhar campanhas de marketing no twitter baseadas em geolocalização. Ele é um dos que eu menos uso, mas de qualquer forma, fica a dica.

Espero ter contribuído para as suas próximas campanhas de marketing no twitter e se você conhecer uma outra ferramenta de geolocalização para o twitter ou tiver alguma observação sobre as 06 ferramentas aqui apresentadas, é só comentar no blog da Agência Digital Tuddo Web ou interagir conosco através do Twitter ou Facebook.

 

 

6 Comments

  1. […] o post Marketing no Twitter: pensando globalmente, agindo localmente, continuemos a falar do microblog mais famoso do mundo. Só que dessa vez, falaremos de uma […]

  2. […] o post Marketing no Twitter: pensando globalmente, agindo localmente, continuemos a falar do microblog mais famoso do mundo. Só que dessa vez, falaremos de uma […]

  3. […] Graduando em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, sócio-Fundador da Agência Digital Tuddo Web. Atua profissionalmente na Web há quatro anos, certificado pelo Google AdWords. lista de ferramentas que utilizamos pra campanhas de marketing no Twitter. […]

  4. […] Leia mais: Marketing no Twitter: pensando globalmente, agindo localmente […]

  5. […] Marketing no Twitter: pensando globalmente, agindo localmente Excelentes ferramentas baseadas em Geolocalização para fazer Marketing no Twitter. Afinal, marketing nas redes sociais é um dos assuntos mais comentados nos meios de comunicação atualmente. Source: http://www.tuddoweb.com.br […]

  6. […] marketing digital ainda é novidade no Estado mais novo do Brasil e muita gente acredita que apenas um site ou uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *