Monitoramento de Mídias Sociais: Isso serve para a minha empresa?

Uma coisa você não pode negar, estão falando da sua marca na web.  Cada vez mais as empresas estão entendendo isso e estão entrando na internet, seja com um site, um Facebook ou Twitter.

E aí é só criar o perfil da empresa nas mídias sociais para entrar na moda. E o que você vai comunicar para o seu cliente? O que pensam de você na internet? E os seus concorrentes estão na web? É para responder a essas perguntas que o monitoramento de mídias sociais existe.

 

O que é monitoramento em mídias sociais?

Antes de se aventurar nas mídias sociais, é muito importante que a empresa mapeie o mercado em que está inserida, o público, concorrência, e por aí vai. A partir disso dá para traçar um planejamento com a postura que a empresa vai assumir na web. E como eu faço isso? Monitorando.

Mapear e categorizar a partir de palavras-chave o que o pessoal da internet anda comentando. Atualmente há diversas ferramentas que fazem o trabalho de coleta dessas informações, após essa coleta, vem a parte manual do processo, o profissional vai ler e categorizar todas essas informações, extraindo relatórios com os principais resultados da análise.

 

Por que monitorar o que estão falando nas mídias sociais?

O monitoramento das mídias sociais vem se mostrando um diferencial competitivo entre as empresas, segundo pesquisas 46% das empresas utilizam as mídias sociais para monitorar o mercado, 45% usam para observar o comportamento do consumidor e 39% utilizam para monitorar a concorrência. O que fica claro é que não faltam razões para o monitoramento e o retorno sem dúvida é compensador.

Através do monitoramento fica muito mais fácil traçar os objetivos da sua empresa nas redes sociais e o planejamento da comunicação torna-se muito mais eficaz.

 

Quais ferramentas eu uso para monitorar as mídias sociais?

Atualmente, diversas são as ferramentas de monitoramento disponíveis no mercado, a maioria delas tem uma versão gratuita, você pode testá-las e ver qual se adéqua mais às suas necessidades, confira uma lista:

Monitoramento, em tempo real, de todas citações que são feitas na WEB sobre sua marca. Monitore sua marca, produtos, investimentos, nas redes onde seu cliente está, ficando um passo a frente aos seus anseios e necessidades
Monitore Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Blogs e muitos outros serviços. Relacione-se com usuários, identifique influenciadores, obtenha relatórios e exporte informações para análises mais profundas.
HOLMES não é só um software de buscas, ele é uma ferramenta inteligente para gerenciar sua marca nas mídias digitais. Ele funciona em ambiente web e pode ser acessado de qualquer computador conectado.

 Brandviewer é uma poderosa ferramenta que monitora as principais redes sociais, localizando, organizando e avaliando toda e qualquer informação sobre o que você desejar pesquisar. Conheça quem fala e o que estão falando sobre sua marca, concorrentes, clientes ou qualquer outro termo de sua escolha. Interaja com estas pessoas, analise os gráficos e extraia relatórios num só lugar de forma prática, ágil e intuitiva.

É uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais canadense e uma das líderes mundiais entre as empresas que fornecem esse tipo de software.

A ferramenta conta com recursos exclusivos e inovadores que permitem, além do monitoramento das redes sociais, a criação de modo fácil, rápido e interativo de campanhas, promoções e sorteios. Além disso, a plataforma disponibiliza o Módulo Social CRM, um diferencial criado para permitir o cadastramento de informações sobre os usuários e para, assim, tornar mais prático o gerenciamento do relacionamento com os mesmos.

 

Ainda não entendeu o monitoramento nas mídias sociais?

Segue abaixo o e-book “Para entender as mídias sociais”. Esse e-book reúne 27 artigos inéditos de profissionais e pesquisadores da área, entre analistas, coordenadores e diretores de agências e departamentos de mídias sociais, desenvolvedores de ferramentas e softwares, professores, pesquisadores acadêmicos e gerentes de marketing e comunicação de grandes empresas.

1 Comment

  1. […] o que já estão dando certo em outros lugares? O que o seu público-alvo precisa?” O Monitoramento captura tudo o que é dito sobre qualquer […]

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