Novo sistema de buscas do Google divide opiniões

O maior site de buscas do planeta não se contenta quando o assunto é inovação e facilidade para os seus usuários. Somando uma constelação de informações disponíveis na rede, o Google decidiu mais uma vez disponibilizar um novo modelo de busca, que de acordo com ele corresponde em uma busca mais especificada, ou seja, achar mesmo a agulha no palheiro. O novo recurso consiste integrar mais as redes sociais aos resultados de busca da empresa.

 

Nova Busca do Google causa polêmica na internet

Especula-se que esta pode ser uma forma do próprio Google “atrair” usuários para a sua rede social Google Mais (ou, como preferem alguns, Google Plus), além de ser uma resposta ao Facebook. Vale lembrar que o Google Plus oferece uma diversidade de serviços que o Facebook não disponibiliza, como por exemplo, a interação apenas com um grupo de sua escolha, de maneira mais restrita. No entanto trata-se apenas de especulações.

A nova estratégia é apresentar conteúdos de amigos postados nas redes sociais que sejam relacionados ao termo procurado. Os três novos recursos seguem a seguinte direção:

Resultados pessoais

Possibilitam que você encontre informações apenas para você, como postagens e fotos no Google Mais, tanto as suas quanto aquelas compartilhadas com você. Esses resultados só poderão ser vistos por você na página dos resultados;

Perfis nos resultados de busca

Tanto no preenchimento automático quanto nos resultados, o que possibilita encontrar imediatamente pessoas próximas a você ou que tenha interesse em seguir, e;

Pessoas e páginas

Que ajudam a encontrar perfis e páginas do Google Mais relacionados a um assunto específico ou área de interesse, além de possibilitar que você os siga com apenas alguns cliques. Porque atrás de quase toda consulta, há uma comunidade.

Twitter alfineta o Google

 

Twitter reclama sobre nova busca do Google

A ideia já contou com controvérsias. O Twitter já se pronunciou em um comunicado e descreveu as alterações no sistema de buscas como “ruins” para os consumidores e empresas de conteúdo da web. Com muito despeito eles afirmaram que as notícias urgentes surgem primeiro no Twitter. Como resultado, contas do Twitter e tuítes são muitas vezes os resultados mais relevantes de busca do Google.

Não demorou e o Google já retrucou. Em resposta às críticas a empresa afirmou surpresa com os comentários do Twitter, pois segundo eles a rede social optou em não renovar o contrato no ano passado. Um acordo assinado em 2009, que permitia que o Google oferecesse retornos em tempo real sobre mensagens do Twitter como parte de seus resultados de busca, expirou em julho. Com isso, conteúdos publicados no Twitter não apareceriam entre os mais relevantes no site da gigante de buscas, como era de costume.

Se a nova ideia do Google vai pegar ou não, ainda é prematuro afirmar. Basta esperar um pouco mais para os internautas decidirem e decifrarem o que é melhor. No entanto, uma coisa é fato: as buscas estão se tornando cada vez mais “sociais”.

E fica a pergunta: será que os profissionais de SEO de Goiânia estão preparados para essas mudanças? O que sabemos é que nossos profissionais de SEO já estão. :o)

Aproveite e assista ao vídeo do Google sobre as recentes mudanças no sistema de buscas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *