O perfil dos brasileiros nas redes sociais

Você já se perguntou como o usuário de internet se comporta no Brasil, sobre o que mais gosta de falar, quanto tempo fica conectado, quais os seus hábitos? Para responder a essas perguntas, a Hello Reseach, agência de inteligência de mercado, fez uma pesquisa inédita no Brasil e descobriu quem são os usuários brasileiros ativos nas redes sociais.

Para fazer a pesquisa, a equipe da empresa entrevistou usuários de 70 cidades em todas as regiões brasileiras. No total, foram 1,3 mil usuários que acessaram alguma rede social pelo menos uma vez nos 90 dias anteriores ao levantamento.

 

Assuntos mais falados pelos brasileiros

A primeira conclusão mostra como a classe C está mesmo inserida nas relações de consumo, com 50% dos usuários. E isso reflete diretamente no tipo de conteúdo amado e odiado pelos internautas.

Como é observado por todos nós que trabalhamos com as redes sociais diariamente, os assuntos mais amados pela maioria dos usuários são relacionados a humor, como trollagens e imagens virais. Isso é facilmente detectado quando se vê o sucesso que páginas como ~Gyn da Depressão~ fazem no Facebook.

Agora um dado interessante:  trabalho é o segundo assunto preferido pelos usuários, seguido de esportes, autoajuda, religião, novela, sexo e, em último lugar, política.

Sabe qual o assunto mais odiado pela maioria dos usuários entrevistados? Política. De acordo com as pesquisas, os usuários se sentem incomodados com postagens sobre temas como mensalão, eleições e outros assuntos relacionados. E o sexo aparece em segundo lugar entre os assuntos odiados nas redes sociais, o que mostra que os usuários brasileiros, apesar de se acharem liberais, ainda são bem conservadores.

Principais grupos de usuários nas redes sociais no Brasil

Na pesquisa, foram detectados comportamentos de navegação similares entre os usuários e, a partir disso, eles foram segmentados em quatro principais grupos:

  • Arroz de festa

Essas pessoas estão presentes em todas as discussões que acontecem nas redes sociais, representando 30% dos usuários entrevistados. Dentre os assuntos que mais comentam estão os relacionados a trabalho. Eles também compartilham e comentam posts de humor e política. Pessoas com perfil de “Arroz de Festa” sabem como lidar com conteúdo que não gosta, apenas ignorando-o. São os chamados Heavy Users.

  • Os do contra

Os usuários categorizados nesse grupo só gostam do que publicam e não perdem a oportunidade de falar mal dos posts alheios. E se algum amigo o incomoda, não pensa duas vezes para deletá-lo. Um fato curioso a ser observado é que fazem parte desse grupo mais mulheres do que homens, principalmente da classe A.

  • Os hooligans

Os hooligans são em sua maioria homens e adoram discutir esportes, principalmente sobre futebol. Para eles, as redes sociais são como uma mesa de bar ou um banheiro masculino, onde falam abertamente sobre bola, humor e, é claro, sexo.

  • As maricotas

Um clube das luluzinhas nas redes sociais. Estão sempre falando sobre assuntos de “mulherzinha”, principalmente novelas. Em sua maioria, são mulheres pertencentes a classe C. É o grupo com menor escolaridade e a maioria dos conteúdos que compartilha estão relacionados a autoajuda e correntes.

 

Os Heavy Users de internet no Brasil estão no Centro-Oeste

O Centro-Oeste tem apenas 6% dos usuários de redes sociais do Brasil, mas a porcentagem concentra os heavy users do país. 36% das pessoas da região que possuem perfis se mantém conectadas o dia inteiro e 32% dedicam pelo menos um momento do dia para entrar no Facebook e demais canais.

 

Como usar esses dados no dia a dia?

Quem trabalha com a gestão de redes sociais e todo o composto de marketing digital deve saber aproveitar a infinidade de dados que a pesquisa sobre o perfil dos brasileiros nas redes sociais apresenta. Com eles, é possível cruzar dados e identificar com mais facilidade qual o público que suas ações devem atingir, assim como os hábitos e costumes do seu target para que as campanhas se tornem mais assertivas.

 Gostou do post? Aqui você pode ser acesso a pesquisa completa e conferir todas as outras conclusões a respeito do perfil dos brasileiros nas redes sociais, não esqueça de compartilhar com todo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *