Pesquisa: Mapearam o mercado de SEO no Brasil

Infelizmente, não temos uma pesquisa que nos mostre a realidade do Mercado de SEO em Goiânia, Goiás ou mesmo no Centro-Oeste brasileiro. Mas isso não é motivo pra chorôrô. Afinal, estamos num mercado ainda em fase de maturação e é normal que a comunidade de SEO de Goiânia se organize aos poucos mesmo.

Em contrapartida, o mercado de SEO Nacional está bem aquecido e quem gosta, conhece ou estuda SEO sabe que a MestreSEO tem um grande mérito nisso. Tive a oportunidade de conversar com o Fábio Ricotta (um dos proprietários da Mestre) algumas vezes e não dá pra negar: é um dos melhores profissionais de SEO do Brasil.

E mais uma vez Fábio Ricotta e sua equipe inovaram e ajudaram ainda mais o nosso mercado fazendo e publicando uma pesquisa com 210 profissionais de SEO de todo o Brasil.

Vendo o que a MestreSEO fez, me pergunto: será que já “cabe” uma pesquisa de SEO só com profissionais de Goiânia ou de Goiás? O que vocês acham?

As perguntas

Abaixo, você pode conferir as 22 perguntas realizadas pela MestreSEO:

  1. Você atende clientes em todo o Brasil ou apenas em um estado?
  2. Que tipo de negócio você é?
  3. Quantas pessoas trabalham com SEO no seu negócio?
  4. Você oferece outros serviços em seu negócio além de SEO?
  5. Quantos clientes o seu negócio gerencia?
  6. O seu contrato com clientes é baseado em tempo de trabalho?
  7. Qual o tipo de contrato que você realiza?
  8. Na média, quanto você cobra mensalmente dos seus clientes por um serviço de SEO?
  9. Na média, por quanto tempo você permanece com seus clientes?
  10. O que você considera como principal problema para os seus negócios hoje?
  11. Qual a sua maior barreira quando vende SEO?
  12. Qual a principal forma de geração de leads do seu negócio?
  13. Quais estratégias abaixo você tipicamente inclui em uma campanha?
  14. Quais estratégias de link building você mais utiliza em suas campanhas?
  15. Você compra links?
  16. Quais ferramentas você utiliza?
  17. Quais ferramentas de pesquisa de palavra-chave você utiliza?
  18. Quanto tempo em média você investe criando um relatório para seu cliente?
  19. Quais informações você provê em seus relatórios?
  20. O que você fazia antes de ser um profissional de SEO?
  21. Qual a principal características você considera ser importante para um profissional da SEO?
  22. Alguma vez você teve um site penalizado?

E vamos ao resultado da pesquisa, nesse excelente infográfico:

O Mercado de SEO Brasileiro
Pesquisa realizada por Mestre SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *