#TuddoBlogs – Feliz #BlogDay!!

Hoje é comemorado o Dia do Blog, ou segundo a tag, #BlogDay. O motivo de ser hoje é bem simples: a grafia da data tem uma forma muito parecida com a palavra “Blog”. É inegável a importância que os blogs atingiram para o marketing digital hoje. Considerados veículos de comunicação, já tem até blogueira sendo investigada pelo Conar por publicidade sem sinalização.

Porém com tantos blogs e tanta gente querendo se dar bem com seu próprio blog, a pergunta que fica é se cabe mais um. A resposta é sim. A condição é uma só: planejar. Acredito que 99% das pessoas que criam um blog hoje querem audiência. Encare seu objetivo de forma profissional e o retorno chegará.

Para quem está começando, preparamos algumas dicas valiosas! Quem sabe você não se anima e monta o seu próprio blog? Confira o checklist:

– Pense sobre o que quer falar: você não precisa ser expert no assunto, mas tem que entender um mínimo e sempre pesquisar antes de falar;
– Faça com que seu projeto obedeça a três premissas básicas: ser relevante, ser útil e ter presença;
– Veja referências e verifique qual é o melhor template e layout para seu blog, e que esses elementos conversem com o projeto editorial;
– Estabeleça categorias, palavras-chave e defina um cronograma de postagens baseado em pesquisa dessas palavras (utilize ferramentas como keyword tools do Google Adwords, ou Google Insights);
– Invista num bom conteúdo: textos bem escritos, raciocínio lógico e dedutivo, bom português, tratamento de imagens e vídeos e principalmente, instigue seu leitor. Pense em como ele busca conteúdo no Google para definir títulos. Disponibilizamos o arquivo para que nunca falte inspiração;

– Monte um mídia kit que mostre seu blog, seu público e com valores coerentes com seu acesso e qualidade. Não se venda por pouco, valorize o seu trabalho!

Para terminar, algumas considerações: seja paciente. Grandes blogueiros relatam que levaram em média 2 anos para fazer os primeiros publieditoriais, e desde o princípio investiram e até hoje dão duro para manter seus blogs sempre atualizados com conteúdo de qualidade.

Por fim, não faça o que não der conta. Um dos principais pontos ao se pensar num blog é a sua encontrabilidade em mecanismos de busca. Técnicas de SEO exigem cuidados que na maioria das vezes apenas um profissional pode suprir, e esse é um investimento que a longo prazo pode fazer a diferença para o sucesso do seu blog.

Gostaram das dicas? Os profissionais da Tuddo Web estão sempre à disposição para ajudar com o que for preciso!

André de Moraes
André de Moraes
Ele é quem pensa a TuddoWeb como negócio e está sempre focado em garantir Comunicação com Resultado. Responsável pelo Atendimento e Estratégias na Tuddo. É certificado pelo Google em Publicidade de Pesquisa, Diretor da ABRADI-GO.

1 Comment

  1. […] conteúdo para fãs verdadeiramente interessados. O ideal é atingir o público alvo através de um conteúdo relevante, gerando engajamento, e não acumular curtidores aleatórios que nunca irão comprar seu […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *