#TuddoWeb: Nosso glossário de SEO

Na mesma linha do meu post anterior, onde eu dizia a necessidade dos jornalistas goianos ao escrever um texto para internet usarem o Search Engine Optimization (SEO) que nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido e achado pelas ferramentas de busca,  venho agora chamar atenção para os termos usados nesta nova forma de construção de conteúdo na web. Aqui estão algumas das tendências que você, profissional voltado para a web irão ouvir e ler constantemente, tudo devido a demanda crescente do mundo virtual.

 

GLOSSÁRIO NO MUNDO DO SEO

 Adwords: Serviço publicitário virtual do Google, onde os empresários pagam para exibir, em outros sites e mesmo no Google, anúncios de seus produtos ou serviços.

 

Anchor Text: Ou podemos chamar de texto âncora. É o texto usado para criar um link, ou seja, que identifica para o usuário que é um link. É um fator importante para os Search Engines determinarem a relevância do conteúdo de determinada página.

 

Black Hat SEO: No mundo dos mecanismos de pesquisa, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipular principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes geralmente conteúdo diferente do oferecido a pessoas navegando pelo site.

 

Conteúdo Duplicado: Os mecanismos de busca valorizam conteúdo único, diferente, exclusivo. Conteúdo duplicado tanto dentro de seu mas principalmente fora dele – sites diferentes com conteúdo repetido – devem ser ao máximo evitados.

 

Cloaking: É uma das técnicas do SEO Black Hat, onde o conteúdo mostrado aos search engines é diferente do mostrado aos usuários, com o objetivo de melhorar o ranking do site em pesquisas orgânicas. Essa prática é passível de punição severa, chegando à exclusão do site dos resultados de pesquisa por tempo indeterminado.

Googlebot: “Robô” do Google. Na verdade, Googlebot são os computadores do Google varrendo a internet, seguindo os links de uma página para identificar novas páginas, seguindo os links dessas novas páginas para encontrar mais páginas, e assim por diante.

 

PageRank: O nome PageRank ou PR é uma uma nota dada pelo Google às páginas indexadas em seus servidores, baseada na quantidade e qualidade de “votos” – links – que cada página recebe. O PageRank é constantemente atualizado e varia de 0 a 10 , sendo PR=10 o Google, PR=9 a Casa Branca e a NASA, e algumas poucas páginas na internet. No Brasil, para se ter um exemplo, a página inicial do Terra e do UOL têm PR=8 (em 19/10/08). Quanto mais alto for o PageRank, maior a possibilidade de um site aparecer bem posicionado na tela de resultados do Google.

 

Gerenciamento de Reputação em Search Engines (Buscas): Trata de gerenciar o conteúdo de uma página de resultados de pesquisa para que somente sejam exibidos conteúdos neutros ou favoráveis para uma marca ou nome de pessoa.

 

Indexar: É o processo de adição de conteúdo encontrado na Internet (arquivos html, flash, doc, etc.) no banco de dados das ferramentas de busca. Uma forma de rastreamento de conteúdo.

 

Link Building: Nome dado à prática de reunir o máximo de links para seu site. Ele pode ser natural (ou seja, links de outros sites e webmasters que gostaram do seu conteúdo), conseguido pela troca de links, cadastro em diretórios, comprados, social bookmarking ou, ainda, automaticamente por widgets.

 

 Widgets: Pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio, etc).

 

Social Bookmarking: Resumidamente, é um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores) em linha (online) de livre acesso, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários da Internet. Pode ser classificado como parte do conceito que é chamado de Web 2.0.

 

Web 2.0: é um termo criado em 2004 pela empresa americana O’Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a “Web como plataforma”, envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomiaredes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações

 

Motor de busca: São sites que realizam buscas em conteúdos relevantes online para pesquisas feitas por usuários. Os três maiores motores de busca são o Google, o Yahoo! e o Microsoft Live

 

Erro 404 – Erro muito comum. Ocorre quando o servidor não consegue encontrar a página solicitada. É uma boa prática do SEO tratar esse erro de forma que a página de erro continue com a “cara” do site que existe um redirecionamento para a página inicial.

 

TAG – É um comando inserido no texto de um arquivo que descreve a estrutura lógica do documento e determina como o arquivo irá ser exibido no browser. Ou pode ser feito tag por seções ou como o todo dentro de um determinado site.

 

Pesquisa orgânica: São pesquisas realizadas por usuários em sites cujos os resultados não são influenciados por propaganda paga.

 

Search Engine Marketing: ou SEM – É o marketing nos motores de busca, uma estratégia de marketing de um site para melhorar os seus resultados nas pesquisas nos motores de busca.

 

Search Engine Optimization: ou SEO – É a otimização para motores de busca.

 

 White Hat SEO: São as técnicas de Search Engine Optimization aprovadas pelos motores de busca.

 

Inbound link: são links para o seu site, vindos de outro website. Eles são importantes para o ranking do site, pois quanto mais inbound links relevantes seu site tiver, maior vai ser sua relevância.

 

Pode parecer redundância para os expert no mundo virtual. Mas acreditem, a maioria dos profissionais ainda não têm a mínima noção da necessidade da otimização de conteúdo e da linguagem a ser usada neste contexto.

 

 

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