TuddoWeb patrocina o Flisol Goiânia

Flisol Goiânia

A TuddoWeb é patrocinadora prata do Flisol (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre), maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. A primeira edição aconteceu em 2005 e o objetivo principal é divulgar e promover o uso de software live.

O evento vai acontecer em Goiânia, no dia 25 de Abril na Faculdade Alfa – Alves Faria – Campus Perimetral.

Flisol Goiás

Por que a TuddoWeb apoia o Flisol Goiânia?

Patrocinamos o evento porque acreditamos na liberdade, simples assim. Já uso Linux (Ubuntu) há algum tempo e sei bem das diferenças e vantagens em relação a sistemas operacionais como o Windows ou o IOS. Temos mais possibilidade de personalização e fica bem mais fácil customizar o sistema operacional de acordo com as suas necessidades. Isso não é apenas questão de opinião, é um fato. E não estou falando apenas sobre interface, papeis de parede, menus, fontes, etc… estou falando sobre personalizar o sistema operacional como um todo. Acredito que a tecnologia deve nos servir e não o contrário.

Minha área de trabalho: Ubuntu 14.04 LTS

Minha área de trabalho: Ubuntu 14.04 LTS

No entanto, não sou do tipo que assume a postura de que um sistema operacional é “sempre” melhor  do que outro. É questão de escolha, de atender ou não as necessidades de cada um. Nem todo mundo precisa ou deve usar Linux (seja Ubuntu, Debian, Mint ou outra distro). Inclusive, defendo sim a mistura entre software livre, open source e proprietário. Não vejo mal nenhum nisso e creio que em alguns casos é realmente necessário. Isso é uma questão pessoal… de liberdade e de escolha!

Outro fator que influenciou diretamente na minha decisão em usar Gnu/Linux é a segurança: praticamente não existe vírus para Linux e, além disso, a própria dinâmica do sistema operacional contribui para que as instalações e gestão de arquivos e pacotes também sejam mais seguras.

De qualquer forma, como disse antes, é uma questão de escolha!

Quatro liberdades básicas associadas ao software livre

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

E se você quiser conhecer mais sobre o “universo do Software Livre”, recomendo que vá ao FLISOL Goiânia, participe de palestras, workshops, cursos e utilize o evento para fazer networking. Mais do que pessoas que tem preferência por um ou outro sistema operacional, você vai encontrar uma verdadeira comunidade.

Se você for, nos encontramos lá! Lembre-se de fazer sua inscrição nesse link: http://flisol.aslgo.org.br/inscricoes/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *