Web 2.0: Estamos mesmo no comando?

SOPA, PIPA, ACTA e Lei Azeredo. Nos últimos dias a discussão sobre os direitos autorais na internet tem sido pauta de diversos portais  na web.  Em uma excelente entrevista à Globo News, Jaron Lanier, um dos precursores da realidade digital, fala sobre um novo modelo de internet que preze pela valorização do trabalho intelectual individual.

Autor do livro “Gadget: Você não é um aplicativo”, Lanier defende que hoje vivemos um momento em que todo o conteúdo é indicado e limitado, através de anúncios em sites de buscas e redes sociais, tudo com fins comerciais, gerando lucro para os mesmos. Em contrapartida estamos produzindo o tempo todo, imagens, textos, vídeos sem receber a devida remuneração por isso. Segundo ele, vivemos a ilusão do livre acesso ao conteúdo.

Sua tese é de que os conteúdos sejam pagos, mas com um preço acessível, em que todos possam ter acesso sem deixar de remunerar o trabalho intelectual.

Confira a entrevista na íntegra:

Ao assistir o vídeo me vem a pergunta, estamos mesmo no comando? Chego a pensar que o que está acontecendo com a internet, pela visão de Lanier, é o mesmo que acontece com a televisão, a famosa alienação que tanto se fala. A grande diferença é que na internet não há emissoras que produzem o conteúdo, somos nós mesmo que estamos produzindo e sendo controlados pelos grandes sites.

Pode parecer uma teoria conspiratória, mas há de se concordar que faz muito sentido, e você o que achou dessa loucura toda?

1 Comment

  1. […] pelos EUA dois projetos de lei para regulamentação da internet: o Stop Online Piracy Act, (SOPA), e Protect IP Act (PIPA). Essas propostas deram o que falar: geraram protestos em países do mundo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *