Youtube Marketing: Use a rede social para promover seus vídeos

O vídeo é o meio de disseminação de conteúdo com o crescimento mais acelerado da história. Pensando nisso, diversas empresas vêm apostando no uso de vídeos para promover suas marcas. É nesse contexto que aparece um fenômeno das redes sociais, o Youtube.

Atualmente o Youtube é o principal site de vídeos online existente, segundo maior mecanismo de pesquisa, ficando apenas atrás do Google.

 

Números do Youtube

No ar desde o ano de 2005, o Youtube teve um crescimento surpreendente nesses 7 anos. Vamos a alguns números:

  • Mais de 4 bilhões de streams de vídeo por dia
  • 72 horas de vídeo carregadas a cada minuto
  • 72% da população online dos EUA assistem a um vídeo do YouTube pelo menos uma vez por semana
  • 52% das pessoas realizaram alguma ação após terem assistido a um vídeo online

 

Vantagens de usar o Youtube como ferramenta de marketing

O Youtube como ferramenta de Marketing é um meio eficaz e barato de fortalecer sua marca, aumentar as vendas, fazer promoções, e claro, gerar engajamento com seus consumidores.

Ter um canal no Youtube é grátis e você não precisa pagar para veicular seus vídeos, dessa forma elimina os custos de veiculação que ocorrem com as propagandas de TV.

Caso você queira uma comunicação mais eficaz, pode anunciar seus vídeos em diversas formas diferentes disponíveis através do Adwords.

Anunciar no Youtube é simples, você só precisa de um vídeo para começar a anunciar no e pode ser qualquer vídeo que você queira mostrar a seu público e, como dito anteriormente, é econômico já que você só paga quando alguém visualizar seu vídeo.

Ao usar o Youtube de forma corporativa, a marca pode alcançar alguns objetivos como: gerar a atenção, potencializando a conscientização e o interesse em torno de sua marca; informar novos clientes acerca de sua empresa; dar início a uma conversa com seus clientes; e potencializar conversões, aumentando as vendas e o retorno positivo sobre o investimento.

 

Dicas de produção de Vídeos no Youtube

Antes de começar a produção de vídeo para o Youtube alguns pontos básicos devem ser observados.

  • A primeira coisa que não deve ser esquecida é que Youtube não é lugar de comercial de TV, dessa forma o conteúdo da marca nas redes sociais deve ser adequada à plataforma, contando histórias, entretendo, informando e sempre dando voz ao consumidor.
  • A partir disso, deve-se ter em mente que o tempo é um fator muito importante nos vídeos, o usuários não tem tanta paciência para esperar a mensagem, por isso os 5 primeiros segundos são cruciais.
  • Observar as regras e termos de uso do Youtube é algo que nunca deve ser esquecido, pois você não pode correr o risco de ter o seu vídeo retirado do ar.
  • Os fatores técnicos também são extremamente importantes, utilizar equipamentos de qualidade e investir na qualidade do áudio e do som dão mais credibilidade a marca.

Quer saber mais sobre Youtube Marketing? Fique ligado no nosso blog e em nossas redes sociais, essa semana será toda dedicada a estratégias para usar a ferramenta para potencializar a presença online das marcas.

3 Comments

  1. […] quem utiliza o Youtube como ferramenta comercial, o que inclui muitas marcas; ele vai além do poder de se comunicar com […]

  2. […] E por falar em “chatos”, o YouTube começou a passar os anúncios antes dos vídeos, fazendo o pessoal entrar na contagem regressiva para apertar o “pular anúncio” e começar o vídeo logo. Pode ser chato, mas acredite: esse tipo de publicidade tem um retorno importante para as marcas, como dissemos no post sobre YouTube Marketing. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *