YouTube Marketing: AdWords para Vídeos

Fazer marketing em vídeo não é algo que as empresas menores (que são maioria no Brasil) considerem possível, já que o custo de anunciar na televisão é muito alto. Porém, o YouTube tornou os vídeos mais acessíveis tanto para os anunciantes quanto para os clientes. Ter um canal no YouTube é grátis e qualquer um pode transmitir seus vídeos, desde que estejam de acordo com as regras e termos de uso, conforme comentamos aqui.

Mas existe uma maneira de potencializar o efeito de publicidade no YouTube: assim como nos links patrocinados, o Google oferece AdWords para vídeos.

 AdWords no YouTube

Todos os anúncios que você pode configurar com o Google AdWords para vídeo pertencem à família TrueView dos formatos de anúncios. Sabe aquele anúncio que vem antes daquele clipe da Madonna no YouTube? Então, aquilo é o TrueView, que dá a opção ao usuário de assistir ou pular o anúncio depois de alguns segundos, trazendo um maior controle para ambos os lados: o usuário assiste o que quer e o anunciante paga só por vídeo assistido.

 Mas por que usar o TrueView?

O YouTube é o principal site de vídeos online existente, segundo maior mecanismo de pesquisa, ficando apenas atrás do Google. Além disso, anúncios em vídeo são mais motivadores e geram maior engajamento do que os anúncios escritos.

O objetivo é promover uma marca ou produto, mas o TrueView faz mais: atinge o público alvo, pois permite a utilização de palavras-chave e a seleção do tipo de conteúdo que estará vinculado o anúncio. Assim o público-alvo vê mais dos anúncios que acha interessantes e menos daqueles que não acha.

Tipos de anúncios em vídeo TrueView

Existem quatro tipos de anúncios em vídeo TrueView para atender as necessidades de publicidade de cada um:

Anúncios TrueView In-stream: reproduzidos como anúncios precedentes, intermediários ou finais nos vídeos de parceiros do YouTube de todos os tamanhos. Depois que um anúncio é reproduzido por cinco segundos, os espectadores têm a opção de ignorá-lo ou assisti-lo por completo.
Anúncios TrueView na pesquisa: com base nos termos de pesquisa do usuário, os anúncios chegam ao topo dos resultados de pesquisa dos Vídeos promovidos e das sugestões. Os espectadores veem determinados anúncios promovidos (colocados acima dos outros ou dos sugeridos) e clicam neles para assisti-los caso tenham interesse
Anúncios TrueView com opções: são reproduzidos antes dos vídeos de parceiros do YouTube de formato longo com mais de 10 minutos. Antes da reprodução de um vídeo, os espectadores optam por assistir a um anúncio entre três anunciantes diferentes ou por assistir a intervalos comerciais comuns durante o vídeo.
Anúncios TrueView em Display: são promovidos com conteúdo relacionado em toda a Rede de Display do Google. Os espectadores clicam para reproduzir o anúncio se estiverem interessados.

Será que tem retorno mesmo?

Isso pode se comprovar com o AdWords, pois através dele podemos acompanhar como os usuários interagem com a marca, quantos assistiram ao vídeo até o final, quantos assinaram o canal, por aí vai. O TrueView oferece a opotunidade de analisarmos e acompanharmos o desempenho da campanha. À medida que a contagem de seu vídeo crescer, você saberá que está alcançando usuários realmente envolvidos.

Confira esse vídeo institucional do YouTube explicando um pouco mais sobre anúncios:

 

Se você ainda não criou uma campanha de Vídeos Promovidos, não pode perder a oportunidade que o YouTube e o Google AdWords oferecem para promover o seu conteúdo dentro do YouTube.

Quer saber mais sobre YouTube no Marketing Digital? Acompanhe nosso blog e redes sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *